Saturday, January 31, 2009

Artista da Semana - Mara Melges (Fevereiro 1 - 7)

Artista da Semana - Mara Melges



MARA MELGES

http://www.maramelges.multiply.com/
http://jazznbossa.ning.com/profile/MaraMelges

Brasileira, nascida na cidade de Piracicaba, interior do estado de São Paulo, a cantora, compositora e preparadora vocal Mara Melges iniciou seus estudos de música muito cedo, incentivada pelo pai, o poeta e escritor Helly de Campos Melges e pela mãe, a soprano Maria de Lourdes, aprendendo a tocar piano, flauta e violão no Conservatório Dramático e Musical, mudando mais tarde para a Escola de Música de Piracicaba, do grande Maestro Ernest Mahle.

Com sua voz afinada e melodiosa cantou nos corais das igrejas Metodista e Prebiteriana que freqüentava, juntamente com sua família, chegando também a integrar durante vários anos o coral do Colégio Salesiano Dom Bosco, onde cursou o Ensino Fundamental.

Foi também na infância que ganhou um prêmio como instrumentista por ter se destacado em um concurso para jovens talentos em sua cidade, interpretando ao piano, com muito sentimento e devoção, pequenas peças de J.S. Bach e F. Chopin, dois de seus compositores preferidos na música erudita.

Sempre muito criativa, desde muito cedo já escrevia poemas e crônicas, além de inventar melodias que desenhava no piano e também na flauta, mas foi na adolescência que adotou o violão, seu terceiro e definitivo instrumento, fato que a levou a compor suas primeiras músicas de protesto e a montar sua primeira banda de rock.

Foram inúmeros festivais estudantis em sua cidade e cidades vizinhas, dos quais participava cantando suas composições e também tocando-as no violão e às vezes no teclado. Venceu um deles, o Femuse, como melhor intérprete.

Eram muitas as músicas que a influenciavam na época: a música erudita, a música brasileira, o rock inglês, o blues, o soul, o jazz, a música latina, e, apesar da vontade incontida de se dedicar exclusivamente a esta arte, seguir carreira com ela parecia, aos olhos da família e dos amigos um desvario, então, lecionando inglês, iniciação musical para crianças e já ingressando na área jornalística, com trabalhos em rádio e jornal, resolveu cursar Comunicação Social na UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba), época em que também colaborava com vários meios de comunicação, escrevendo suas Crônicas de Arte.

Tentava então não deixar totalmente sua grande paixão de lado, cantando com sua banda em bares, festas, festivais, e participando também com outros grupos, entre eles os “Seresteiros de Piracicaba” onde cantava a velha guarda da Música Brasileira.

Em suas viagens a São Paulo – capital, articulava no meio musical; foi aí que surgiram várias oportunidades profissionais e a jornalista cantora finalmente mudou-se para a metrópole, dividindo-se entre o trabalho em um jornal e os trabalhos musicais que iam surgindo.

Logo que chegou, ingressou na Universidade Livre de Música Tom Jobim, cursando canto popular, o que levou-a a lecionar técnica vocal e interpretação nas escolas Fundação Magda Tagliaferro, Casa de Música Luiz Chaves, do saudoso ex contrabaixista do Zimbo Trio e Conservatório Lins de Vasconcelos.
Cantou na Cia Côro e Corpo de Música Afro-Brasileira ao lado do guitarrista Renato Consorte e do baterista Gigante Brazil, integrou o grupo À La cubana, de música latina, com o pianista Pépe Cisneros e o saxofonista Felipe Lamóglia, além de cantar em inúmeras Orquestras de baile, trabalhos que lhe renderam apresentações em grandes espaços por todo o Brasil.

Integrou os grupos Social Club, de soul music, ao lado do multi-instrumentista Leandro Maciel, Conga Libre de ritmos latinos com o guitarrista Lancaster, participou do projeto do pianista Daniel Maudonnet, da banda Sapucaia com o pianista Iuri Salvagnini e do grupo de música brasileira Chanés 263, com a pianista Lilu Aguiar e o grande saxofonista Nestico, trabalhos que lhe renderam cinco discos, um com cada grupo, além de shows em Espaços Culturais de São Paulo, interior, litoral e outros estados.
Participou da primeira formação da Banda Vega compondo as canções Vozes de uma dor e Flores no deserto que vieram fazer parte do primeiro CD do grupo, figurando entre as dez mais tocadas na radio Nova Brasil FM, vindo integrar o CD “As dez mais da Nova Brasil FM” produzido pela Trama Music.
Participou da trilha da novela Retrato da Lapa com as músicas Finestra e Camino produzidas pelos músicos Flávio Fernandes e Leandro Barbieri, a veicular no CNU.


Nos estúdios de gravação, além de realizar trabalhos de locução e trilhas de jingles publicitários para várias emissoras de rádio e TV, também dirige e produz outros artistas como Roberto D’arezzo, Mariana Virno, Gisele Frade, Lanah, Letícia Scarpa, entre outros.

Apresenta merchandising e programas publicitários em emissoras de TV como Gazeta, Record, SBT, Rede TV, Band, entre outras.

Participou como compositora com a canção Pérolas do disco de estréia da cantora Leilah, Correndo Perigo, produzido pelos músicos Arthur Maia e Heitor TP.

Vem realizando apresentações em diversos formatos, como Tributo a Billie Holiday, Clássicos da Música Brasileira, Jazz e Bossa Nova, e Quatro Ventos, seu projeto autoral em bares como All of Jazz, Ton Ton Jazz Bar, Bourbon Street, Soulive, Obar, Café Piu Piu, Villaggio Café, Espaço Olido, Teatro Fecap, entre inúmeros outros espaços culturais da cidade e região.

Ganhou o prêmio Melhores de 2008, na categoria melhor cantora de Música Popular Brasileira, promovido pela Rede Brasil on line. Apresentou seu trabalho nas emissoras TV Orkut, All TV e Programa Intervibe do CNU.

Atualmente está em fase de pré-produção de seu disco autoral Quatro Ventos, com novo show a ser lançado a partir de março deste ano, e também prepara seu primeiro livro “Manual Vocal” direcionado a todos os interessados no trabalho vocal.

Seu canto e sua música misturam elementos diversos, como a influência jazzística, bem como toda a música negra norte-americana, os ritmos latinos e a variedade rítmica da Música Brasileira, desde climas intimistas a momentos de vibrante alegria, em agradável linguagem popular.



Encontre mais músicas como esta em Jazz and Bossa

No comments: