Saturday, February 14, 2009

Artista da Semana - Conrado Paulino (Fevereiro 15 - 21)

Artista da Semana - Conrado Paulino



-"Conrado toca aquelas coisas dificílimas com tanta facilidade, que nos dá a errônea impressão de que somos capazes de fazer igual... é uma aula de técnica e bom gosto..." Roberto Menescal

"...o seu som traduz muito bem a idéia de que sofisticação bem dosada combina com comunicabilidade....podemos sentir a essência de nossa música instrumental de forma clara, com diversidade de estilos, bossanovamente feliz..." Roberto Sion (english: ”In all tracks of the album we can feel the essence of our instrumental music in a clear way, with all its stylistic diversity, Bossa Nova-ly happy.” [Roberto Sion] )

"...Sofisticação, bom gosto, musicalidade e talento marcam o estilo de Conrado, que revela toda a beleza instrumental da música brasileira...” David Hepner, Guitar Player Magazine
(english: “...Sophistication, good taste, musical sense and talent are a trademark of Conrado, who reveals the beauty of instrumental brazilian music to its maximum expression.” [David Hepner, Guitar Player Magazine Brazil] )

"...é como se Joe Pass encontrasse Baden Powell..." Fábio Carrilho, revista Violão PRO
(english: "it's like a fusion between Joe Pass and Baden Powell" [Fabio Carrilho, Violão PRO Magazine] )

Essas são algumas das opiniões de quem entende do riscado sobre o trabalho do violonista, arranjador e compositor Conrado Paulino. Seu estilo é marcado pela sua moderna linguagem harmônica e pelo equilíbrio entre o virtuosismo e a sensibilidade, unindo com originalidade o repertório musical brasileiro, a linguagem jazzística e a técnica do violão clássico.

Conrado realiza um trabalho sério de escolha, resgate e recriação de temas e autores da MPB e intercala estas produções com músicas de sua autoria, atuando como solista ou com seu grupo, o Conrado Paulino Quarteto.

O seu CD “Quarteto", lançado em 2005 pela Tratore, teve ótima acolhida nos meios especializados e figura no catálogo dos principais sites de venda de música dos Estados Unidos, Europa e Japão.

Carreira

Conrado acompanhou vários artistas de expressão da MPB como Rosa Passos, Alaíde Costa, Johnny Alf, Sueli Costa e Alzira Espíndola. Como instrumentista, tocou junto com o Zimbo Trio, Paulinho Nogueira, Heraldo do Monte, Hector Costita, Luiz Chaves, Nenê e Vinicius Dorin, entre outros.

Escreveu vários arranjos para a cantora Alaíde Costa; fez os arranjos para o show “De Costa a Costa”, com Alaíde e a compositora Sueli Costa - apresentado no Teatro Popular do Sesi - e para o espetáculo “Boteco do Cabral homenageia Maysa”, do jornalista e escritor Sergio Cabral, com Alaíde Costa e Alzira Espíndola. Escreveu também os arranjos do CD “Apanhado”, da cantora Márcia Mah. Apresentou-se em diversas cidades do Brasil, tanto como solista como junto com seu grupo. Realizou também concertos na Argentina e no Uruguay.

Participou de vários Festivais, entre eles a 12a edição do BarranquiJazz (Barranquilla, Colombia), o XII Festival Guitarras del Mundo da Argentina, fazendo concertos em seis cidades, o I° Festival Acústico-IVT de Violão, junto com Ulisses Rocha e Chico Pinheiro, o XII Festival Internacional do Violão Dilermando Reis, o Iº Festival Historia da Guitarra (que incluia a Helio Delmiro e Heraldo do Monte), o III Encontro de Cordas na Mantiqueira e a Mostra Toque de Mestre do CCSP.

Professor de trajetória reconhecida, ministrou cursos de violão, improvisação e harmonia em vários Festivais - entre eles o Festival de Música de Itajaí (SC) e o Festival Música na Ibiapaba (CE) - e foi professor de diversos músicos que ganharam notoriedade, como Chico César, Nuno Mindelis, Tomati, Camilo Carrara, Fernando Corrêa (Orquestra Jazz Sinfônica), Sergio Carvalho (Djavan) e Lancaster.
É autor de dezenas de artigos e lições publicadas pelos meios especializados como as revistas Acústico, Violão PRO, Guitar Class e Guitar Player, da qual foi editor técnico e colunista.

Conrado Paulino tem também cinco métodos publicados, distribuidos a nível nacional pela HMP Editora.
Atualmente, é colunista da revista Violão PRO, membro da IAJE (International Association for Jazz Education) e professor da ULM (Universidade Livre de Música do Estado de São Paulo), onde ministra os cursos de Violão, Improvisação e Técnicas de Acompanhamento.

”...a top level guitarist ... his profile combines elements from Jazz, Samba and popular Brasilian music, along with a flawless classical guitar technique” [Lechu Gomez Aguirre, El Observador Journal, Uruguay]

“How long was I unaware of your art? I've wasted so much time! [...] I am honored to talk about the great master you are. Life is worth because of people like you.” [Roberto Menescal]

”...he knows that music does not need technical shorthands or supreme virtuosism to prove quality ... and listeners are thankful of that” [John Cardozo, Jazz+ Magazine]

"...listening to Conrado is pure joy, right in first track, while improvising... Always careful about swing, tuning and arrangements, he ended up recording an album where everything sounds just rounded up. Just as he wanted, of course, but where, precisely, the best moments are the solos, more spontaneous..." [Julio Daio Borges, DigestivoCultural.com ]

"Conrado is an excelent improviser and also a great harmonizer, and this can be assessed in his CD "Quartet" ... listening to Conrado Paulino is like traveling with music and becoming more free. It's like perceiving a space and time where improvisation changes from being the supporting actor to being the lead role, without eclipsing the main melody... " [Yassir Chediak, BrasilPandeiro.com.br]

"...the technique displayed by Conrado is clean, precise and powerful, always favouring musical expressiveness..."[André Martins, Cover Guitarra Magazine]

"...un trabajo muy fino y muy equilibrado, excento de virtuosismos baratos, es un verdadero trabajo de equipo, todos músicos de primer orden, y que en su momento tienen oportunidad de lucir. La música misma habla por sí sola." [Carlos Berumem, Radio Universidad (Universidad Autonoma de Chihuahua), Mexico]

"...sus arreglos e interpretaciones son marcados por un moderno lenguaje armónico, uniendo equilibradamente virtuosismo y sensibilidad..."[La Capital journal, Mar del Plata, Argentina]

"... The arrangements are wonderful ... the participation of Deborah Gurgel (Triálogo) is exceptional ... there are many good guitarists, but capable of presenting a CD like this are few ..." [Shinji Onodera, Today's Frontier, Japan]

"...un talento de las cuerdas, actualmente unos de los nombres más importantes de la guitarra en Brasil...se destaca por la originalidad de sus arreglos e interpretaciones..." [Cancionero.com.ar, Argentina]

”un guitarrista virtuoso entre el jazz y la bossa...” [Alejandra Volpi, Ultimas Noticias, Uruguay]

”...uno de los guitarristas más virtuosos que ha gestado la moderna escena del bossa nova brasilero...” [R.Rodriguez Vivez, El Heraldo, Colombia]

"... Conrado is definitely one of the key musicians in Brazil, showing his superb skills while producing arrangements or composing, and combining the braziling swing with the energy from Jazz and classic guitar technique..." [Gustavo Espiñera, Pravda, Russia.] (latin-american edition)



Encontre mais músicas como esta em Jazz and Bossa

http://www.conradopaulino.com.br/
http://jazznbossa.ning.com/profile/conradopaulino

1 comment:

Unknown said...

Conrado é um músico raro. Qualquer cantora que já tenha tido o prazer de trabalhar com ele sabe do que falo: a gente se sente em terra firme, ou melhor ainda, a sensação de segurança é tamanha, que nos faz querer ir além, saltar, porque está lá a sua rede a nos proteger, a nos proporcionar todas as condições para sermos o que somos, e ainda melhores. Ele entende os cantores como ninguém e gosta muito de uma boa conversa em cima de um palco, principalmente com quem está mais a serviço da música em si do que de seu próprio ego. Conrado tece a sua rede harmônica com riqueza e fluidez, e isso soa tão natural que chega a passar batido para alguns ouvidos mais desatentos ou talvez mais inexperientes. Mas basta conhecê-lo pra se apaixonar pela voz de seu violão, pelo que ele tem a dizer através de seus temas, de suas tantas canções ainda à espera de uma letra, de seus arranjos, de suas leituras tão especiais. Ele sempre tem alguma coisa a dizer. Só ouvindo para entender, só tocando com ele pra saber. Só podendo tê-lo ao seu lado num palco para sentir todo esse aconchego, todo esse calor.
Fico feliz por encontrar Conrado em blogs tão legais como esse!