Jazz and Bossa Radio

Jazz and Bossa Radio
Jazz and Bossa Radio

viernes, 10 de julio de 2009

Artista da Semana (julho 12 - 18) - German Bense

Artista da Semana - German Bense



GERMAN BENSE

German Bense nasceu em Montevideu, Uruguai, em 1963 e começou os seus estudos de piano e teoria em 1977 (até 1979 no Instituto Kölischer)..

Começa a tocar e estudar violão e harmonia em 1979 à idade de 15 anos. Começa a tocar jazz. O seu professor faz-lhe chamar a sua atenção pro jazz e esta música capturou-lhe cedo, basicamente pela sua riqueza harmonica. Transforma-se cedo em um "alquimista dos acordes" como o seu mestre.

German Bense interessa-se na bossa nova devido a que Juan Lamas, era um grande mestre de bossa nova. Lamas tinha percorrido o mundo tocando bossa nova em anos em que esta forma de música não era mais ainda que uma curiosidade interessante. Ele foi o responsável de que Bense pegara por este caminho, ensinando-lhe a apreciar o balanço do seu ritmo e a alquimia da sua harmonia.

Em 1980 se tocava muita bossa nova no Uruguai. Sindo German aina menor de idade, ele entrava secretamente em bares para ouvir da música ao vivo (frequentemente descobriam-lo e hechaban ele para à rua). Durante estes anos o seu professor era um dos músicos mais importantes da noite montevideana e Bense, que queria ser músico profissional como Lamas, ia ver os shows do seu professor para aprender tanto como fosse possível. O ensino não terminava nas classes...

Durante o seu período como amateur (1979-1981) German Bense tocou em vários grupos, sindo as suas participações mais importantes em 1979 (quando ganha o concurso da TV uruguaia "Estudiantina" tocando violão num grupo de bossa nova) e em 1981 como membro do grupo de dixieland "Luisiana Jazz Band".

Em 1981 de German Bense começa a sua carreira como músico profissional como baxista e violonista tocando em diferentes bares de Montevideu. Durante este mesmo ano compõe as suas primeiras canções.

Em 1984 obtem o prémio "Revelación" no "Festival de la Paz" (Música Popular uruguaia) e começa uma actividade ininterrupida tocando em diferentes bares de Montevideu (até a 1995).

Em 1985 começa a participar como baxista, violonista e cantor no legendário bar de bossa nova "Clave de Fu". Um ano apos participa como baxista e arranjista da banda de Mario "Chichito" Cabral, mítico percusionista uruguaio de candombe (música afro-uruguaya). Finalmente, entre 1992 e 1995 comparte com a cantora Liese Lange um duo de bossa nova, recordado ainda hoje como um clássico da noite montevideana.

O 18 de Outubro de 1987 na "Casa Cultural Uruguay a Suecia", German Bense e Jorge Alastra compartilhma o seu primeiro recital em "Otro tiempo, otra altura". E será este recital o início de um trabalho em conjunto que deixaria após um CD, "Después de todo" (Perro Andaluz Records, 1989). Um ano depois do trabalho com Alastra, German Bense grava e publica o seu segundo CD, esta vez com a sua banda, intitulado "Quimera" (Perro Andaluz Records, 1990).

Os dias 8, 15 e 22 de Agosto de 1991 são feitos três recitales que embora a história esqueça, marcam um ponto de inflexão no referente a tuda uma geração de artistas. No ciclo recitales "German Bense invita", feito na sala "El Tinglado" de Montevideu, Bense convida a jovens figuras da cena musical uruguaia, dos quais depois falaria-se muito. Bense compartilha nestas datas a cena com Jorge Alastra, Claudio e Rossana Taddei e Liese Lange, que passariam a ser depois figuras famosas na cena local, bem como com Jorge Drexler, cuja reputação à nível latinoamericano seria mais tarde notável, obtendo duas nomeações ao "Grammy latino" (2002 e 2005), e obtendo o prémio "Oscar" em Fevereiro o 2005. E alem do mesmo German Bense, que mais de uma década depois ficaria à cabeça dos charts de bossa nova e jazz em diferentes sites de Internet a nível mundial.

Durante 14 anos inteiros German Bense percorreu a noite interpretando “standars” de bossa nova, até Junho de 1995, quando por motivos pessoais decidiu se aposentar da atividade profissional.

Mais esta aposentadoria, aparentemente definitiva, deu uma volta inesperada. Surpresivamente, em agosto do ano 2000, German Bense apresenta seu site de Internet em mp3.com. Este fato significa seu retorno à atividade profissional, após de cinco anos de ausência.

Desde agosto do ano 2000, muitas coisas mudaram para German Bense. O sucesso de audiença em seu site de "mp3.com" , alenta ele para escriver novas canções de bossa nova e gravar um novo album, "Opus Bossa Nova", que é publicado em mp3.com em outubro do ano 2001, e que obtem uma grande aceitação. O importante de este trabalho e que neste caso, Bense não se limita somente a cena local, mais bem, dirigie este CD aos amantes da música brasileira de todas as latitudes, reafirmando alem disso, sua clara intenção de centrar na bossa nova o eixo da sua obra.. Durante o 2002, German Bense retorna aos cenarios e ao fim desse ano edita seu segundo CD em "mp3.com", "Desafinados como Eu".

No ano 2004, a canção "Desafinados como Eu", precisamente, é incluída na banda musical do film "Falling , do produtor e diretor independente de Nova Iorque, Clayton Allis.

Em junho do 2005 publica seu novo CD "Love song in vain" (Perro Andaluz Records).


Es posible que tu navegador no permita visualizar esta imagen.

2006: German Bense foi convidado a participar do "2do Encuentro de Bossanovaenargentina" (o único acontecimento destas características no mundo feito em Buenos Aires, Argentina), compartilhando a cena com músicos e autores argentinos e brasileiros. Ele se apresenta o 9 de Abril 2006.


Es posible que tu navegador no permita visualizar esta imagen.

Em Julho do 2007 German Bense faz apresentaçoes em Buenos Aires, no “Club Lounge Buenos Aires” e no “Centro Cultural del Sur”, no marco do “3ro Encuentro de Bossa nova en Argentina”.

Tambem no ano 2007, a cançao de Bense “The lack of love” é incluida na trilha sonora do film “Butterfiles in the wind", do diretor e produtor independente norteamericano Vic Alexander. A premiere de este fil tem lugar no dia 29 de setembo do 2007 no "Ava Gardner Film Festival", Smithfield, North Carolina.

2006: German Bense é convidado a participar do "2do Encuentro de Bossanovaenargentina" (o único acontecimento destas características no mundo feito em Buenos Aires, Argentina), compartilhando a cena com músicos e autores argentinos e brasileiros. Ele se apresenta o 9 de Abril 2006.

Em Julho do 2007 German Bense faz apresentaçoes em Buenos Aires, no "Club Lounge Buenos Aires" e no "Centro Cultural del Sur", no marco do “3ro Encuentro de Bossa nova en Argentina”.

Tambem no ano 2007, a cançao de Bense "The lack of love" é incluida na trilha sonora do film "Butterfiles in the wind", do diretor e produtor independente norteamericano Vic Alexander. A premiere de este film tem lugar no dia 29 de setembo do 2007 no "Ava Gardner Film Festival", Smithfield, North Carolina.

Em dezembro 2007 Bense participa de 3ra edição do "Festival Internacional Mardelbossa" (Mar del Plata, Argentina), onde compartilha da cena com notaveis músicos argentinios e brasileiros.

Em setembro do 2008 o artista participa do “1ro Festival de Musica Popular Brasileña de Montevideo”, Uruguay e em outubro do mesmo ano se apresenta no “IV Festival de Bossa Nova en Argentina”, Buenos Aires.

En dizembre desse ano, German Bense estreia o seu canal de TV pela Internet “BOSSA NOVA LIVE” fazendo o primeiro show oficial o dia 19 de dizembro. As transmiçoes dos seus shows ainda continuam, preferentemente nas sextas feiras na noite.


Algums comentarios referentes a Bossa Nova de German Bense:


"Brazilian rhythms and vocal harmonies are performed with dexterity and passion by German Bense. A fabulous memento of Stan Getz's bossified era, the music faithfully imparts a sense of nostalgia, while retaining the unique blend of its Afro-Uruguayan style."

Editor's review at Download.com


"...It has just enough off intonation in the male vocal line to remind one of the earnest offerings of Astrud Gilberto or her ex Giao (Joao Gilberto), and in a sense recalls the American Michael Franks with respect to smooth whisper quality. Overall excellent smooth jazz bossa nova worthy of any mellow cafe gathering or romantic mood..."

Lance-K at "Gods of Music"


"...The combination of precise guitar, accoustic piano and poetic lyrics takes the listener to that special place which one only visits (if they are lucky enough) once in a life time..."

Ed Drurry at RandomArtist


"...The chord progessions are so smooth and the vocals are very warm and relaxing. Much like a solo serenade for you and your loved one as you travel the sites and sounds of a lost getaway. Nobody but you,y our girl, and a soft voice keeping the mood "just right"..." Justin Stone at "Gods of Music"

COMO CONTATAR A GERMAN BENSE

germanbense@gmail.com

Teléfonos: 598-2-698-4332 (El Pinar) / 598-42-486189 (Punta del Este)

Cel: 099-814968

A MUSICA DE GERMAN BENSE PODE SE OUVIR EM:

www.soundclick.com/germanbense

VIDEOS DE GERMAN BENSE

www.justin.tv/bossanovalive

GERMAN BENSE EN MYSPACE

www.myspace.com/germanbensebossanova

email: germanbense@gmiual.com

msn: germanbense@hotmail.com

skype: german.bense


http://www.bensebossanova.com/
http://jazznbossa.ning.com/profile/GermanBense



Encontre mais músicas como esta em Jazz and Bossa

No hay comentarios: