Saturday, December 19, 2009

Artista da Semana (dezembro 20 - 26) - Marilia Gabriela

Artista da Semana - Marilia Gabriela






MARÍLIA GABRIELA

BIOGRAFIA DE MARÍLIA GABRIELA, PARA O MUSEU DA TELEVISÃO BRASILEIRA

Marília Gabriela Baston de Toledo nasceu em Campinas, interior de São Paulo, em 31 de maio de 1948. Moça inteligente e irrequieta, formou-se como professora primária e então prestou vestibular para várias faculdades. Passou em todas ,mas logo resolveu ser modelo, pois era alta, elegante, esguia e fotografava bem, o que lhe rendeu uma curta, mas bem sucedida carreira como modelo. Logo, porém, conseguiu iniciar a carreira de jornalista. Era o ano de 1969, e Marília era bem jovem. Entrou como estagiária do "Jornal Nacional" da Rede Globo. Lugar ótimo para uma garota. Tanto que no mesmo ano, foi chamada para ser apresentadora do telejornal " Hoje", feito em São Paulo. Em 1972, estreou no "Fantástico", com uma reportagem sobre o aniversário de Carmem Miranda. Logo depois foi contratada para ser repórter especial do" Fantástico",e fazia viagens por todo Brasil.

Na década de 80, Marília foi âncora do programa "TV Mulher ", que foi um grande sucesso no Brasil, e ficou no ar até 84. Tinha como co-apresentadores o jornalista Ney Gonçalves Dias, a então sexóloga Marta Suplicy , que foi anos depois, eleita prefeita da cidade de São Paulo, o estilista Clodovil Hernandez e o cartunista Henfil. Nessa época, ela gravou dois discos pela Som Livre. Ainda na década de 80,Marília Gabriela foi correspondente da TV Globo na Inglaterra, durante seis meses. Foi se elevando muito no conceito nacional.

Em 1985, a jornalista apresentou o programa "Marília Gabi Gabriela", na TV Bandeirantes. De 1987 a 1994 apresentou o programa "Cara a Cara", onde entrevistou políticos e personalidades nacionais e internacionais. No período da primeira eleição para presidente, após o Golpe de 64, destacou-se por mediar o primeiro debate entre Lula e Fernando Collor de Mello, também pela Bandeirantes. Em 1997 foi contratada pelo SBT, onde apresentou o "SBT Repórter", durante quatro anos. Esteve ainda na TV Gazeta, onde conseguiu o maior salário de uma apresentadora, o que porém durou pouco tempo. No SBT apresentou ainda: "De Frente com Gabi", programa inicialmente semanal e que, a partir de maio de 2002, passou a ser apresentado de segunda a sexta-feira. Na primeira década do século 21, Marília Gabriela passou a apresentar o programa "Marília Gabriela Entrevista" no canal a cabo GNT, exibido no Brasil e em Portugal.

Embora sendo considerada a melhor jornalista televisiva do Brasil, Maria Gabriela, não satisfeita, estreou como atriz de teatro. Foi em 2001,quando protagonizou a peça:" Esperando Beckett", escrita e dirigida por Gerald Thomas.

Participou também, como atriz, de filmes e telenovelas. Na telenovela:" Senhora do Destino" da Rede Globo, escrita por Aguinaldo Silva, Marília Gabriela interpretou duas personagens em fases distintas: Josefa Magalhães Duarte Pinto, uma jornalista no período da ditadura militar, e sua filha, Guilhermina de Medeiros Duarte Pinto Lefevre. Em 2003, estrelou ao lado do ator Gianecchini o espetáculo;" Peça sobre o Bebê". Fez sucesso, quando estrelou a peça:"Lady Macbeth', que ficou em cartaz por uma temporada no Teatro do Sesc Pinheiros.

Marília Gabriela casou-se pela primeira vez aos 22 anos, com o empresário Reinaldo Haddad, mas ficou viúva. Foi casada por dez anos com o tenista Zeca Cochrane, responsável pela popularização das pulseiras Sabona no Brasil. Com ele teve dois filhos: o apresentador Christiano e o ator Theodoro. Maria Gabriela foi casada, por vários anos, com o ator Reynaldo Gianecchini, de quem se separou em outubro de 2006.
Ele é mais de 20 anos mais novo do que ela.

.Além de dois LPs gravados na década de 80, a apresentadora fez um disco em homenagem ao cantor Dick Farney em 2003. O trabalho teve direção musical da cantora Simone e contou com a participação de Gianecchini em uma das faixas.

Em seus quase 40 anos de carreira, Marília Gabriela já entrevistou bem mais de 10 mil pessoas.

No comments: