Friday, January 2, 2009

Artista da Semana - Celso Krause (Janeiro 4 - 10)

Artista da Semana - Celso Krause



Celso Krause

Guitarrista e compositor nascido em 22/09/63 em Pelotas, Rio Grande do Sul, em atividade profissional desde 1980, começou a tocar violão desde a infância, começando seus estudos com o professor Carlos Ferreira em em 1981 com quem estudou por vários anos, compôs trilhas sonoras para teatro e vídeo, terreno este em que deve-se destacar "o pacto"de Ronaldo de Moraes - Oficina de Cinema UCPEL/TVE, 1996, o espetáculo"um homem é um homem", peça de Bertoldt Brecht, com direção de paulo flores, e mais recentemente (2007)a trilha para o espetáculo "As estações na cidade",projeto desenvolvido em conjunto com o núcleo de pesquisa formado para a produção desta peça.

Atua como professor de música nas desde 1985, trabalhando em quase todas escolas de música locais obtendo notável reputação nesta área.

Cursou o Instituto de Letras e Artes da UFPel, onde ministrou, como aluno, no Regime de Extensão o curso "harmonia e improvisação". Nesta área fez também um curso rápido com Ary Piassarolo, um guitarrista de renome internacional, que tocou com nomes como Elis Regina e Djavan.

Formou vários grupos dos mais variados grupos gêneros musicais, entre os quais Fenemê, Big Bang, Liberdade de Expressão, etc.

Em 2000 gravou seu primeiro CD, chamado "Insigth". Depois veio o clássico disco gravado ao vivo do chamado "Fenemê ao vivo" (2001), que contou com alguns dos melhores instrumentistas do estado, depois foram os discos "Agosto"(2004), "Saudade do Futuro"(2002-2004), este último em parceria com o baterista e compositor Ronaldo Régio e o cd "Bossa´n´Dombe" que foi um grande sucesso de ´pública e crítica. O próximo projeto é o lançamento da trilha sonora original do espetáculo "As estações na cidade" que já tem data prevista para o fim do ano de 2007. Neste ano desenvolve trabalho junto a ATES(associação do Trabalho e Economia solidária)para a criação de um projeto chamado estúdio Livre, vinculado ao ministério do Trabalho e que tem por meta a inclusão social através da musica usando de novas tecnologias (software livre) proporcionando a jovens e adultos a oportunidade de gravação de seu próprio CD com custo zero. E desenvove a sua já conhecida e reconhecida Oficina de Improvisação junto a escola de musica Tercina. Paralelamente a tudo isto, continua seu trabalho de intérprete e instrumentista com seu grupo Celso Krause trio,formado com o baixista portoalegrense Alexandre Rosseto e o baterista Maurício Veiras (velho companheiro desta já longa jornada).

No ano de 2008, lançou o cd "2002/2007 de agosto às novas estações "uma coletânea que inclui musicas dos 4 cds citados acima mais uma inédita que está incluida no cd ainda inédito "as estações na cidade". Durate este ano esteve viajando pelo Brasil e divulgando seu novo cd, tocando em Florianópolis(sc) São Paulo(sp) e Santa Maria(rs) e inumeromunicipios no interior do Rio Grande do Sul além de manter seu trabalho na sua cidade natal.

Entre os planos pra 2009 está o lançamento do cd "as estações na cidade" evento que acontecerá paralelo a apresentação da peça teatral que oportunizou a criação desta rilha sonora em Sâo Paulo, o projeto ainda sem nome definido dediacado aos grandes compositores brasileiros e standards de jazz, onde demonstratrá um pouco mais de usa faceta de intérprete.

http://www.myspace.com/celsokrause
http://jazznbossa.ning.com/profile/celsokrause

2 comments:

Clomar Porto said...

O Celso Krause, além de ser um músico de muita qualidade, também é um lutador pela democratização da arte. Parabéns!

celestica said...

Celso é um grande camarada! O conheço já a bastante tempo. Considero-o um grande artista. Sou sua fã!
Sucesso, meu amigo!
Beijão
Celeste