Friday, April 10, 2009

Artista da Semana (Abril 12 - 18) - Iris Salvagnini

Artista da Semana - Iris Salvagnini



Íris Salvagnini


Íris vem de uma família de artistas e praticamente cresceu nos palcos. Iniciou sua carreira como bailarina, passou pelo teatro até encontrar seu caminho na música.

Dança - Formada pela Academia de Ballet Ismael Guiser e Yoko Okada, exerceu a profissão de bailarina por cinco anos.

Teatro - Filha de ator, estava intimamente ligada à profissão. Durante um ano pertenceu ao Núcleo Pó de Guaraná, grupo de teatro infantil da cia Teatro Mambembe de Repertório. Com esse grupo participou das montagens dos espetáculos O Príncipe e o Sábio, Boi Fubá e O Saci, apresentados em teatros e escolas da capital e interior paulista.

Música - A opção pela carreira de cantora veio em seguida. Com sua musicalidade desenvolvida desde criança e uma bagagem profissional pouco comum para sua idade (então 20 anos), Íris torna-se vocalista da Banda Balanceou e um ano depois (1994) já integrava o conjunto do Maestro Luiz Loy.

Em 1995 inicia carreira internacional excursionando pelo Japão (1995 e 1997) e China (1998), cantando em conjuntos que divulgavam a música brasileira.

No final de 1998 é admitida no curso de canto da Universidade Livre de Música Tom Jobim (ULM). Enquanto freqüenta o curso apresenta-se em projetos da Secretaria Municipal da Cultura (Arte nas Ruas e Casas de Cultura), e em projetos patrocinados pela SOCICAM, com os shows autorais Canto das Alturas, Íris e Band in a Box.

Ao formar-se em canto popular no ano de 2002, decide retomar suas viagens cantando em navios pelo Caribe (2003) e Europa (2004).

Em 2005 inicia um duo com seu irmão, o músico Iuri Salvagnini, e ambos são convidados pela produtora Arte Musical a apresentar-se por três meses em Bangkok – Thailândia. Ao retornar, Íris ingressa no grupo de serenatas Trovadores Urbanos (até hoje).

No ano de 2008, participa do CD Estudando a Bossa Nova, de Tom Zé, pela gravadora Biscoito Fino.

Atualmente além do show Íris e a canção de Marília Medalha, Íris Salvagnini se apresenta ao lado da compositora em programas de rádio, TV e internet. Marilia também relembra sua carreira e apresenta Íris como interprete de suas canções no show A Casa dos Ventos, baseado no roteiro do programa Ensaio Marília Medalha (TV Cultura, julho de 2008).




Encontre mais músicas como esta em Jazz and Bossa


http://jazznbossa.ning.com/profile/IrisSalvagnini
http://www.myspace.com/irissalvagnini

No comments: