Saturday, May 2, 2009

Artista da Semana (maio 2 - 9) - Lorna Earnshaw

Artista da Semana - Lorna Earnshaw



http://jazznbossa.ning.com/profile/LornaEarnshaw

Descendente de ingleses, Lorna Earnshaw nasceu na província de Buenos Aires, Argentina. Desde a infância foi incentivada pela sua família, e principalmente pela sua avó, a desenvolver as suas inquietudes artísticas. Os seus jogos sempre se relacionaram com as canções e diferentes instrumentos, como a flauta e o violão. As aulas de ballet clássico e dança típica argentina motivaram, assim, o seu sonho de se converter em bailarina.

Com 10 anos de idade começou a estudar violão erudito e dança jazz, se apresentando em teatros e na televisão com a sua professora, Margarita Fernández. Sempre cantando, cursou o segundo grau com um grande interesse pela escrita e pela literatura.

Em 1993 ingressou na carreira de violão erudito no Conservatório Nacional de Música Carlos López Bouchardo, onde Lorna construiu uma sólida base de conhecimentos com grandes maestros como a compositora Silvia Goldberg e os violonistas Aragón Luna e Walter Ujaldón.

Enquanto cursava no Conservatório, ela experimentou a Composição de Música Eletroacústica nas aulas de Goldberg ao mesmo tempo em que aprendia guitarra e se reunia com colegas músicos para tocar em grupos de diferentes estilos. Cursos de canto melhoravam, também, as suas performances vocais.

Paralelamente aos seus estudos musicais, Lorna completou a carreira de jornalismo na faculdade TEA (Taller, Escuela, Agencia), e depois de formada trabalhou para diferentes jornais e revistas de Buenos Aires. Decidiu, no entanto, abandoar a carreira jornalística para se dedicar completamente à arte.
Sem se contentar com os conhecimentos adquiridos até o momento, em 1997 Lorna começou a fazer aulas de piano estilo jazz com Adrián Iaies (nominado duas vezes ao Grammy Latino nas categorias de melhor disco de jazz (2000) e de tango (2001), e Ganhador do Prémio Konex, 2005).

Através do piano, um novo horizonte com mais liberdade e improvisos levou-a, então, a se reunir com outros estudantes e formar bandas, nas quais ela também cantava. Assim começou a se apresentar no cenário de Buenos Aires, ao mesmo tempo em que realizou trabalhos como vocalista para o músico Rubén Goldín (Professor da Academia cola-cola – a versão argentina do programa brasileiro Fama,.).

Estudou canto estilo blues e jazz com Déborah Dixon (do grupo Blacanblús) até que conheceu a cantora Liliana Parafioriti (Lês Miserables, dirigida por Cameron Makintosh em Buenos Aires e DF mexicano), quem deu um verdadeiro giro na vida artística de Lorna.

Lorna participou na produção e gravação de bandas da Argentina, Paraná e Rio Grande do Sul e colaborou com profissionais brasileiros da área como Moogie Canazio (produtor de Caetano Veloso, Sandy e Junior e Maria Bethania e ganhador do Grammy pelo trabalho com Ivan Lins).

Em Setembro de 2007 gravou junto á Orquestra Sinfônica de Caxias do Sul (OSUCS) e com a regência do maestro Manfredo Schmidt, o seu primeiro CD e DVD ao vivo, interpretando músicas de sua autoria arranjadas para orquestra sinfônica por Alexandre Ostrovsky.

Em 2008 participou como jurado na seleção de participantes do programa “Idolos”realizada em Porto Alegre.

O treino profissional a definiu como uma cantora com um forte estilo pessoal que combina recursos da música americana (soul, black music e jazz), com as suas raízes latinas. Desde sua chegada no Brasil, ela tem apresentado shows de jazz, ministra aulas de canto, workshops e Master Class em diversas instituições importantes de ensino musical, além de trabalhar como produtora musical.
Atualmente ministra aulas de técnica vocal para mais de 40 alunos em Rio Grande do Sul e Curitiba, realiza a produção vocal de bandas de rock e pop da cena do sul do Brasil.

Em Junho de 2009 será lançado o site www.lorna-e.com apresentando o projeto de música própria de Lorna, composto, arranjado e produzido por ela mesma.



Encontre mais músicas como esta em Jazz and Bossa

No comments: