Jazz and Bossa Radio

Jazz and Bossa Radio
Jazz and Bossa Radio

viernes, 3 de octubre de 2008

Artista da semana (Outubro 5 - 11) - Mariana Baltar


Artista da semana - Mariana Baltar

MARIANA BALTAR

Menos de um ano após lançar seu primeiro CD, Uma dama também quer se divertir (Zambodiscos), Mariana Baltar começa a se firmar como uma artista de destaque no cenário brasileiro. Além do reconhecimento do público e da imprensa, sempre com boas críticas, a cantora foi indicada à categoria Revelação no Prêmio Tim de Música 2007.

Dançando desde os três anos de idade, a carioca de Copacabana envolveu-se profundamente com o samba na adolescência, quando tornou-se bailarina e professora de dança de salão da Cia. Aérea de Dança: companhia nascida e criada no Circo Voador, que pesquisa e desenvolve o samba em moldes inovadores. Com a Cia. Aérea - onde esteve por 13 anos - participou de vários espetáculos nos EUA e Europa, inclusive acompanhando artistas como Jorge Ben Jor e Zeca Pagodinho.

E quando a música começou a falar mais alto, tornou-se vocalista da cantora Daúde e integrou, em seguida, o projeto Gafieira Dance Brasil, criado por Paulo Moura e Cliff Korman, atuando como cantora e bailarina. Mais shows pelos 2 continentes.

De volta ao Rio e à sua escola de dança de salão na Praça Tiradentes, Mariana foi uma das idealizadoras do Centro Cultural Carioca - hoje referência de boa música na cidade - inaugurado em julho de 2001. Animou as noites de sábado da casa, antigo dancing Eldorado, durante 4 anos.

Ali Mariana costumava interpertar pérolas de Assis Valente, Geraldo Pereira, Billy Blanco, Ary Barroso e, é claro, o Feitiço da Vila do carioquíssimo Noel Rosa. Entre os compositores mais novos, não faltavam Chico Buarque e Dona Ivone Lara. E como boa filha de um pernambucano, Mariana também cantava clássicos da música nordestina, fazendo com que o público cantasse e dançasse ao som da boa música brasileira.

Em 2006, nasceu seu primeiro "filhote", com ela mesma costuma dizer, Uma dama também quer se divertir. O cd, cujo primeiro show de lançamento foi no Rio de Janeiro, teve ótima aceitação do público e da crítica especializada.

Em 2007, a cantora integrou o projeto Sementes, no Centro Cultural Banco do Brasil / RJ, dividindo o palco com o sambista Nelson Sargento, e fez participação especial no grande baile de carnaval do Cordão do Boitatá, na Praça XV. Esteve em cartaz por nove meses no musical Império, de Miguel Falabella e Josimar Carneiro, onde interpretou uma dama da corte espanhola, a Manchega, que viveu no Brasil durante a vinda da família real portuguesa, acompanhando Carlota Joaquina, interpretada por Stella Miranda. No segundo semestre, Mariana dividiu o palco do Canecão com Ana Costa e o grupo Galocantô, fez participação especial no grande baile do Bangalafumenga na Fundição Progresso ao lado de Teresa Cristina e integrou dois grandes eventos ligados ao Dia do Samba. O primeiro deles foi a I Feira Carioca do Samba, que reuniu diversos artistas sob a direção artística de HugoSukman e Cláudio Jorge no Centro Municipal de Referência da Musica Carioca. O segundo foi um grande evento nos Arcos da Lapa, em que Beth Carvalho recebeu a nova geração do samba. Mariana esteve ao lado de Diogo Nogueira, Casuarina e Nilze Carvalho, entre outros.

Em 2008, a cantora planeja gravar 2 CDs e seguir difundindo seu trabalho mundo afora.




http://jazznbossa.ning.com/profile/MarianaBaltar
http://www.marianabaltar.com.br

No hay comentarios: